segunda-feira, 21 de março de 2011

Mudanças

Caros(as) colegas!

Esse espaço será nosso, para registrarmos essa experiência em que compartilharemos saberes, dúvidas, anseios, necessidades, buscas e estratégias em relação ao uso das tecnologias em nossas práticas pedagógicas. Estamos diante de mudanças que se fazem necessárias, pois educar exige estar em constante sintonia com o mundo, que está sempre nos desafiando. Bem -vindos (as) ao grupo de estudos!

Comente o vídeo!

12 comentários:

Marli Pierina disse...

Gostei muito das imagens do vídeo que me fez pensar e entender, que as tecnologias estão ao nosso alcance, só depende de mim buscar conhecê-las para me capacitar a usá-las no trabalho com meus alunos.

Parabéns pelo trabalho, colega.

Nair disse...

Acredito que através do grupo de estudos, na escola é possivel haver um melhor aproveitamento no desenvolvimento das praticas e planejamento das aulas , pois há a póssibilidade de aprender coisas novas. Temos sempre que buscar o novo, o que muitas vezes nos causam insegurança. O momento é das tecnologias e o aperfeiçoamento se faz necessário .com certeza esta é uma idéia muito boa para todos nós professores

Tere L. disse...

Através desse grupo de estudos vem acrescetar a parte pedagogica no dia a dia na sala de aula,principalmente com atividades online.Ótima iniciativa.

rosane disse...

As imagens são muito sugestivas,tocam,nos fazem refletir sobre a vida.quanto a mensagem,nós professores precisamos mudar a nossa prática pedágógica,para podermos acompanhar os conhecimentos atuais dos nossos alunos.ADOREI

salete disse...

Os saberes são importantes, mas é fundamental organizá-los de forma pedagógica para atingirmos os objetivos propostos. Este grupo de Estudos tem como meta aprender a lidar com as tecnologias da forma adequada.
Dúvidas? Muitas... Vamos em busca de respostas.Contamos com o apoio da Marli.

Anizete disse...

A busca pelo conhecimento nos leva a trilhar novos caminhos os quais nos ensinam a importancia de comprender e aceitar o novo, nos fazendo crescer.Todos os dias nos desafiamos a apreender, a buscar, porque a cada dia entendemos que não somos únicos! Precisamos unir nossos saberes, nossas diferenças para evoluirmos
e assim sermos seres mutáveis, porque viver é desafiar-se.

IMILDA disse...

Para mim o aprender é uma busca constante de conhecimentos. Por isso hoje estou participando neste grupo de estudo tentando acompanhar a evoluçãodo ser humanoe, questionado o porque da nossa rasões com o compromisso de educadora.Assim pensando no eu e no meu próximo que espera algo a mais...

Marli Fiorentin disse...

Gurias!
è um privilégio ter colegas tão comprometidas com a educação. Sei que todas estão com sede desse conhecimento das tecnologias e podem contar comigo. Vamos aprender junto muita coisa. Abraço grande!

Suélen disse...

Profes!
Brincamos, na secretaria, que a nossa escola é top line, mas há quem dúvide?...Este espaço é mais uma prova de que temos consciência que para sermos bons temos que estar em constante movimento, nos conhecendo cada vez mais, e reconhecendo que o outro pode nos completar, pois ao compartilhar nossas vivências conseguimos nos tornar pessoas e profissionais melhores. É um grande desafio! Mas acredito que a vida é isso... Não só superar desafios, mas, principalmente, desafiar-se, é a parte mais saborosa...
Que tenhamos muito Sucesso!

Marli Fiorentin disse...

Suélen!

Esse é o novo papel do professor do século XXI: De transmissor para mediador, aquele que desafia os alunos e se desafia a si mesmo, sempre em busca de construção do conhecimento, pois como diz Paulo Freire, a educação bancária, em que o professor deposita conteúdo, não funciona. A tecnologia pode proporcionar essa autonomia na construção do conhecimento. BJ!

Terezinha Marson Lemos disse...

As chamadas “ novas mídias”, novas formas de educação entre pessoas estão trazendo muitos avanços também para nossa profissão. Sem esquecer dos quatro pilares da educação que devem ser base ao longo de nossa vida
Aprende a conhecer ( é o mesmo que aprender, para se beneficiar das oportunidades oferecidas).
Aprender a fazer ( tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações e trabalhar em equipe, não somente uma qualificação profissional).
Aprender a viver juntos (desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, realizar projetos comuns, valores e).
Aprende a ser ( desenvolver sua personalidade, maior capacidade, responsabilidade pessoal).
Uma reflexão a respeito do vídeo que nos foi apresentado é necessário nos enquadrarmos nessa nova corrente que está transformando giz em “mouse” o quadro negro em tela de projeção, e possibilitando tornar nossas aulas muito mais atrativas didaticamente adequadas aos novos tempos.
Rejeitar as novas tendências tecnológicas e ficar para traz defasado, atrasado e ,por esse motivo devemos se conectar a realidade, que já faz parte da rotina dos alunos.
São inúmeras as atividades que podemos realizar com a internet, mas como cada conteúdo possui necessidades diferentes é impossível listar tudo o que se pode fazer de um modo geral.
O mundo de hoje gira em torno da tecnologia. Para desenvolver um bom trabalho utilizando essa rede de contatos é fundamental saber manipulá-lo, conhecer seus prós e contras e tentar dominá-la, para depois inovar, criar atividades , interligar as ferramentas com o conteúdo de maneira correta. Essa iniciativa do Colégio junto com a professora Marli é um passo positivo para conseguir incorporar de uma forma melhor a internet em sala de aula .
Tenhas uma semana abençoada.

Marli Fiorentin disse...

Tere!
Veja só que maravilha! Somos vizinhas de sala de aula, porém não sobramos tempo para trocar ideias, envolvidas que estamos com os alunos, mas através desse blog temos um canal de comunicação. Com os alunos também pode funcionar assim. A tecnologia ultrapassa o tempo e espaço da sala de aula, gerando desdobramentos diversos. Tecnologia tem que estar a serviço da formação integral do educando e você lembrou bem os quatro pilares de Delors, que aliás são a base do documento da UNICEF para elaboração das habilidades e competências em TICS.Abraço!