quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Oficina de Blog - encontro 1

 
Caras colegas, bem- vindas a essa formação !
 
Foi no dia 19 de setembro que nasceu o grande mestre Paulo Freire, hoje, portanto, seria seu aniversário. Nada mais oportuno lembrar dele no início de nossa formação:

"Ensino porque busco, porque indaguei e me indago. Sem a curiosidade que me move, que me inquieta e me insere na busca, não aprendo , nem ensino."

 Que bom saber que estás aqui!  Que juntas possamos alimentar a vontade de aprender, buscar, descobrir, compartilhar saberes e com isso melhorar  nossas práticas pedagógicas com os recursos que a tecnologia nos oferece. 
 
Para podermos compreender as tecnologias e usá-las no contexto educacional precisamos ser um usuário delas,  ser um professor conectado. Isso significa  experimentar, inserir-se na rede, conhecer por onde andam nossos alunos, quando estão além da sala de aula. E só então poderemos descobrir possibilidades para utilizar em nossas práticas de sala de aula. Que aliás, não é mais um espaço restrito à escola. Hoje, podemos flexibilizar  o seu tempo e espaço e aprender de forma colaborativa dentro e fora dela, utilizando  apenas um clique que nos abre janelas para o mundo.

Essa primeira oficina(tomara que possamos ter outras), vai focar o blog como ferramenta  que possibilita a autoria, publicação e comunicação, tanto para o educador, quanto para o educando.Vejam o que Sônia Bertochi diz sobre o blog. Sônia é uma referência no país  em se tratando do uso de tecnologias  e é a coordenadora do Curso de Blogs que formou muitos educadores de todo Brasil e do qual tive o privilégio de ser escolhida como tutora.


Para chegarmos até a construção e uso do blog, vamos passar por algumas etapas. Eu te convido para iniciarmos uma caminhada pela Cidade Web 2.0. Calma, respira fundo. Vamos seguindo no teu ritmo. Fazendo as paradas necessárias para retomar o fôlego. OK?

 "No caso da Internet, e em especial das ferramentas Web 2.0, possuir um e-mail é fundamental para poder se cadastrar em diversos serviços gratuitos, além da possibilidade óbvia de trocar mensagens com outras pessoas e de “poder ser encontrado na rede”.
Se pensarmos em uma escola e nos alunos que desejamos que usem a Internet e as ferramentas Web 2.0 disponíveis nela, fica claro que a primeira ação que podemos fazer para promover a inclusão digital de nossos alunos é justamente ajudá-los a criarem seus e-mail e então explorarmos com eles as diversas possibilidades que se seguem daí.
Veja que é importante garantir sempre que o aluno tenha acesso aos computadores da escola e à Internet para poder lhe propor tarefas e atividades que usem esses recursos, pois não faz sentido pedir tarefas por e-mail se o aluno não tem como acessar a Internet na própria escola."
Isso quem afirma é o professor João Carlos,  conhecido como JC entre os amigos blogueiros.  Leia mais em seu post Uso pedagógico do E-mail

Acesse o mapa abaixo e siga nas paradas numeradas. Hoje nossa parada será na Cidade do E-mail.

CIDADE WEB 2.0


Agora que você tem uma conta gmail , podes desfrutar de uma série de funcionalidades e ferramentas  que estão disponíveis gratuitamente através dela. Em momento oportuno trataremos de forma específica algumas delas. Por ora vamos explorar  o uso do correio eletrônico, saber algumas dicas importantes  e no próximo passo, criar o blog com essa conta. 

Proposta do encontro de hoje:
- criar a conta no gmail, 
- adicionar  o endereço dos colegas nos contatos e no recurso chat,
- Escrever um email para os colegas, usando o CCO(cópia oculta), anexando um arquivo. Na mensagem do email, escreva sobre alguma ideia do que aprendeu hoje. Busque uma imagem significativa, salve no pc e anexe no email. 

De tema de casa, fica exercitar  o uso do email, explorar o material disponível na Cidade Web 2.0 e trazer as dúvidas para o próximo encontro. E, se quiseres, comente e pergunte usando o espaço dos
comentários, aqui no blog.


4 comentários:

Saloete disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Salete C Bongiovanni disse...

Colegas, o noso 1º Encontro foi muito bom, acredito que estamos no caminho, iniciando um novo tempo, temos a possibilidade de avançar em nossas práticas pedagógicas utilizando a Internet como ferramenta pedagógica. Não é uma tarefa fácil, mas possível, acredito que alguns professores podem começar com algumas experiências que irão contagiando outros professores. Precisamos começar. Gostei da idéia proposta pelo texto que fala da ferramenta de expressão escrita, possibilitando ao professor da área da linguagem usá-lo para propor a seus alunos a produção de textos. Quem sabe alguem do grupo faça esta experiência. terá o nosso apoio.

Dirceu disse...

Valeu ouvir os oudios que mostram o quanto é interessante o uso dessa ferramenta blog.O tempo que isso precisa depende de cada um.Que saibamos a proveitar e usufruir, e que tenhamos bom proveito.Dirceu.

Claudete Pellizzari disse...

Acho que o e-mail é uma ótima ferramenta de comunicação entre professor e alunos, podemos orientar os alunos a organizar melhor seus trabalhos de pesquisa.

Claudete P