quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Oficina de Imagens

No encontro de hoje vamos aprender a lidar com imagens. Depois vamos pensar em como utilizar esses conhecimentos pedagogicamente. Abaixo algumas orientações!
                                                  Tutorial picasa from Formadoras



Programa para redimensionar várias fotos ao mesmo tempo Picture Resizer . Veja informações aqui.
Agora imagine uma atividade utilizando o àlbum de fotos Picasa com seus alunos, lembrando que as fotos podem ser comentadas.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Avaliação da oficina blog enviada via Formulário



1 - Essa oficina de blog atendeu tuas expectativas?

Plenamente – 5

Em parte – 1

2 - O que você achou de positivo na oficina?

-Achei tudo muito positivo. O que aprendi foi de suma importancia para mim.

-Gostei,pois pude saber mais sobre o mundo que existe por traz do blogs

-A sua disposição, Profe Marli, em transmitir um pouco de tudo o que sabe, gratuitamente; tudo o que aprendi e estou fixando abriu os horizontes e hoje, vejo o quanto tudo isso é útil no meu trabalho e no meu relacionamento on-line.

-Ter, realmente, aprendido a criar um blog e fazer a sua configuração, mesmo que não tenhamos explorado muito. E a paciência e competência da Profe.

-Inicialmente, a disposição dos oficineiros que se interessaram em participar. Mas também, a riqueza de propostas e caminhos abertos pela Prof. Marli, não só em relação a blogs, como em outras ferramentas e sugestões de atividades...
FOI ÓTIMO!

-Achei tudo muito positivo. O que aprendi foi de suma importancia para mim.

3-O que você aponta como aspecto negativo?

-nenhum aspecto negativo.

-Ter pouco tempo e dedicar mais para o blog.

-Na oficina, nenhum. Só lamento que alguns colegas ainda não tenham despertado para a modernidade e para o seu compromisso com a melhoria da educação.

-Não acredito que tenha aspectos negativos para citar, pois os que eu teria são mais fatores externos, como: falta de comprometimento de alguns colegas, tempo dedicado para fazer as atividades, essas coisinhas que são passíveis de acontecer, mas não acho que tenham comprometido o desempenho e participação de quem realmente tinha interesse em aprender.

-As limitações de cada um dos participantes, abreviando a participação, as intervenções, a experimentação... e, por fim, o próprio aprendizado...

A velocidade da internet...

-Nenhum

4-Quais as maiores dificuldades?

-A maior dificuldade tem a ver com a parte técnica, principalmente com a formatação.Às vezes, eu ajustava determinada coisa do blog e quando tentar a refazer em casa , já não lembrava mais , ou então demorava muito para conseguir repetir o que tinha feito em aula.

-Entender mais sobre os programas oferecidos pelo blog.

-Um pouco de falta de atenção ao final de um dia de trabalho. Por isso, as coisas fluem lentamente, mas não impediu o aprendizado.

-Certamente, alimentar o blog é algo não tão fácil, pois mesmo tendo muita coisa interessante, postar escritos que tenham autoria e provoquem reflexão precisam ser feitos com responsabilidade e comprometimento. No mais, as dificuldades podem ser superadas conforme são explorados os recursos do blog.

-Conseguir avançar com um grupo tão heterogêneo...

-De entender todo e qualquer processo. Mas me dedicando cada vez mais, me sairei bem.

5-Você gostaria de aprender outras ferramentas? Qual a preferida?

-Histórias em quadrinhos -2

-Google docs- produzir, compartilhar doc online - 3

-Produção de vídeos – 1

6-Faça um comentário sobre a formação no uso das tecnologias.

-Pra mim está sendo excelente. Eu gosto de encontros presenciais para ver os passos a seguir ou poder perguntar na hora.

-Gosto de ficar informada e saber mais sobre as novas tecnologias, e aprender todas as ferramentas e esploras a todas.

-Foi um aprendizado fantástico. Confesso que quando iniciei não estava tão empolgada como agora.Por isso, agradeço de coração a sua ʺinsistênciaʺ em dar o curso. Você sabia que, quando se conhece e se começa a usar as ferramentas, jamais se deixará de utilizá-las. Conto com sua ajuda para me livrar dos apertos que, certamente,acontecerão. Obrigadão!

-Fazer uso das tecnologias é necessário, já não temos como fugir disso, mas precisamos dominar, pelo menos, as coisas básicas e dedicar-nos para ir além. Por isso, considero fundamental a continuação desta formação, se não for possível agora, que seja em outro momento, mas que nos desafiemos cada vez mais a utilizar recursos da tecnologia para aproximar nossas aulas com a realidade de nossos alunos. E, principalmente, que possamos explorar os recursos educacionais das tecnologias, para dar condições aos educandos de serem reais autores de suas produções, com comprometimento e responsabilidade.
Ao meu ver, os bons resultados dessa formação, muito se devem ao empenho, dedicação e amor com que a Profe Marli conduziu cada um dos encontros, persistente mesmo quando seus alunos/colegas relutavam em fazer os deveres... Mas o brilho dos olhos dela fizeram com que tratasse com carinho cada uma das situações... Profe Marli, Muito Obrigada!!!!

-Os recursos tecnológicos estão cada vez mais ao nosso alcance... O processo educativo exige que nós, educadores, inovemos metodologicamente para promover a construção do conhecimento... O que estamos esperando...? Nãos à obra.

-O uso das tecnologias só veio para nos fazer um grande bem. O processo do uso adequadamente nos faz seres capazes de nos aperfeiçoarmos cada dia mais e melhor. A formação para o uso dessa ferramenta nos une uns aos outros nos mantendo sempre abertos ao diálogo e a amizade, na troca de idéias e experiencias. Amei.
OBS: Quem não respondeu à avaliação, ainda está em tempo.

domingo, 11 de novembro de 2012

Depoimento dos professores blogueiros

Clique na imagem para ir à plataforma My Documenta
Durante a nossa oficina de blog tivemos o privilégio de ter a colaboração de alguns dos professores mais reconhecidos do país no uso das tecnologias na educação, professores blogueiros que gravaram depoimentos especialmente para o nosso grupo . Não é chique? Espero que tenha servido com incentivo para que deem continuidade  ao que apenas iniciamos, observando a experiência de quem já abriu caminhos de forma bem sucedida. O caminho é longo e só podemos conhecê-lo ao caminhar. Sucesso, colegas!

Essa ferramenta que utilizei para juntar todos os vídeos é o My Documenta, que está recém começaando a ser utilizada no Brasil . Muito interessante e cheia de possibilidades.