domingo, 28 de outubro de 2012

Orientações para publicações no blog

Pessoal, observem aqui algumas orientações para publicar os textos, imagens, vídeos e apresentações em power point. Vamos explorar esses recursos. 

 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Publicar vídeos

Pessoal Aqui vai um tutorial que elaborei algum tempo atrás para orientar publicação de vídeos.Experimentem realizar a terefa sugerida no encontro anterior.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Oficina de blog - encontro 4

Colegas!

Bem-vindas ao nosso quarto encontro. De passinho em passinho estamos conquistando autonomia para realizar o uso da ferramenta blog. É preciso não desistir, buscar com curiosidade,  descobrir possibilidades, visitar e oservar blogs aí pela blogosfera. Bons blogs e  inspirar-se em boas ideias!

Essa colagem de fotos foi realizada com o programa da Microsoft Autocollage que pode ser baixado aqui.


Nesse encontro daremos sequência:

- Configurando ainda alguns aspectos do blog (  layout, comentários, etc.)
-  Inserir os blogs dos colegas no seu, aprendendo a criar uma lista de  links, visitar os blogs e comentar, responder comentários.
-Publicar um vídeo(conforme proposta da aula anterior) , escrevendo um texto sobre  o mesmo e colocando um link no blog Educa-tube, de onde foi copiado. Para baixar vídeos do you tube um dos programas mais usados é VDownloader. Basta colar nele o endereço da página do vídeo e mandar baixar.


 - Analisar propostas de uso do blog.

Vejam essas atividades interativas:

Nessa semana, a professora Vanessa desafiou os professores para um texto coletivo . Vejam a proposta aqui.  e vejam qual foi o resultado aqui.
 
Na cidade web 2.0 tem algumas considerações  sobre propostas de trabalho. Vejam esse outro exemplo de proposta pedagógica  
e aqui um exemplo da produção do aluno  e a co-produção do visitante do blog.


Desafio: Navegar pela blogosfera,especialmente nos blogs indicados  , observar o conteúdo do blog, a temática  que predomina, se há interatividade, se existe autoria, estratégias de trabalho, se o autor se direcionaa um público leitor e o desafia a participar, entre outros aspectos. Deixar comentários. Visitar também os blogs dos colegas e comentar.



José Carlos
Sintian
Gládis
Suely
Bernardete
Andrea
 José Antônio




quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Oficinade Blog - Encontro 3

Colegas!
Mais uma vez é uma alegria nos encontrarmos nessa formação . Parabéns por continuarem alimentando sua curiosidade ,descobrindo possibilidades que venham facilitar a nossa vida de educadores.
Após criarmos o  blog e ensaiarmos a primeira postagem, temos algumas propostas para o encontro de hoje. Vamos ver se conseguimos realizar todas.

- Refletir um pouco sobre a publicação e socialização de ideias através do blog. Leia essa matéria publicada pela Revista  Nova Escola em 2008. Clique na imagem.

- Ver as dúvidas em relação à postagem de texto e publicação de imagem.

- Definir nome e endereço do blog e inserir o endereço dos blogs dos colegas  no seu blog, organizando  uma lista de blogs, que depois poderá ir sendo ampliada com outros que considerem interessantes e assim ir formando  a sua rede na blogosfera. Lembrem que quem escreve e publica gosta de ser lido e por isso é importante visitar outros blogs, comentar e responder comentários recebidos. Comecem formando a rede entre vocês.

-Configurar a aparência do blog .

- Adicionar gadgets.

- Trabalhar  na publicação de um vídeo. Esse recurso é excelente. Temos vasto material disponível  na web, especialmente no you tube e outros sites, sem falar que podemos  produzir os próprios  videos, armazená-los lá  e publicá-los nos blogs.  
Vejam   o depoimento do professor José Antonio  Roig, de Rio Grande, que gravou especialmente para o grupo ,o qual mantém um excelente blog - Educa-Tube cujo conteúdo  é especialmente composto de vídeos das mais variadas categorias e que podem ser um rico material pedagógico.


Desafio : Visite o blog do Professor José Roig, analise alguns vídeos, escolha um deles que achar interessante para publicar  e comentar no seu blog. 
Clique sobre ele  para ir   ao local onde está publicado no you tube. Abaixo do video clique em compartilhar, em seguida em incorporar. Copie com o mouse o código que aparecer. Entre no seu blog ( www.blogger.com ), clique em nova postagem , HTML e cole o código. Publique. 

Bom trabalho!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tarefa à distância

Colegas!

Antes do próximo encontro :
_ Rever o nome do blog.Pense na intencionalidade dele e coloque algo genérico, que sugira o conteúdo a ser publicado.Veja alguns nomes de blogs para ter ideia e observe suas características, temática.Nem todos eles são ligados à educação. Alguns são pessoais.

 _ Pense no endereço do blog - o mais parecido possível do nome  do blog. (caso esteja satisfeito com o que já escolheu, tudo bem, caso queira mudar o nome ou endereço vá em Configurações)

 _ Vamos exercitar , melhorar a primeira postagem do blog? Para isso veja orientações clicando aqui.

Feito isso, envie o endereço do seu blog para o email ou aqui nos comentários.
Lembre que para se tornar blogueiro, não basta ter um blog, é preciso conjugar o verbo blogar. Portanto, mãos à obra e bora conhecer um pouco a blogosfera. Garanto que é uma viagem de muitas descobertas.  Dúvidas? Consulte novamente o tutorial clicando aqui ou escreva no espaço dos comentários e eu responderei.